Desta vez escrevi que me fartei, por isso aqui ficam duas musiquinhas para acompanhar a leitura.
A semana passada deu-me para ir com duas amigas alemãs, a Maren e a Anne, até ao Cabo Norte (o ponto mais a norte da Europa Continental), na Noruega.
Para tornar as coisas mais "aventurosas" (isto de inventar palavras em portugues tem a sua piada...) e baratas, claro, decidimos ir todo o caminho à boleia! =D
Resumindo, foram 10 dias e quase 5000 Km à boleia. Foi lindo...
Mas agora sem resumir tanto...
Foi mais ou menos assim que começamos
Bem, no primeiro dia conseguimos chegar bem mais longe do que alguma vez pensei possivel. Fizemos cerca de 800Km, com umas 8 boleias.
Quando saimos do carro da penultima boleia, uns jovens locais que estavam a dar milho aos aviões decidiram vir ver quem eram os "istrainjeiros". Fomos falando e eles la acabaram por nos falar dum sitio a uns 20Km que era espectacular para passar a noite: um abrigo para os pescadores de Salmão.
Toca a entrar no carro deles e la fomos...
Era um sitio lindo! =) Um abrigo espectacular, com madeira ja partida para fazermos uma fogueirinha e cozinhar uma massa com legumes, um rio super lindo cheio de peixe (neste momento o meu pai esta a roer-se de inveja... =P ) e um por-do-sol espectacular.
Foi o fim perfeito para um primeiro dia em grande!
=)
No segundo dia la seguimos viagem em direcção a Noruega. Atravessamos a fronteira em Kilpisjärvi e tivemos de percorrer uns quantos dos fiordes Noruegueses (sim, são lindos, fazem juz a fama que tem!) até chegarmos a Alta, uma das Comunas da Finnmark, onde acabamos por montar a tenda para dormir a segunda noite.
No terceiro dia queriamos chegar ao Cabo Norte, mas ainda faltavam uns 500Km, por isso toca a levantar cedinho (também para fugir aos milhões de mosquitos) e começar a espetar o dedo no ar.
La fomos andando...
O amigo que nos ia dar sitio para dormir morava em Honningsvåg (le-se Honningsvog), por isso ainda nos faltavam uns quantos Km...
Mas tivemos sorte e numa so boleia (um homem super simpatico, que nos foi fazendo "visita guiada" e contanto montes de historias sobre o sitio) conseguimos chegar a ultima aldeia antes do Cabo.
(Assim uma espécie de Vila do Bispo do nosso Cabo de S. Vicente, em Sagres).
La fomos procurar o Christian, que é guia no Cabo Norte, para descobrir onde iamos dormir durante uns dias.
No dia seguinte la decidimos, finalmente, chegar ao NordKapp, que ainda fica a uns 30Km de Honningsvåg. (Claro, como não podia deixar de ser, fomos novamente à boleia.)
Para entrar no Cabo (ha uma especie de museu com videos, exposiçoes, etc) e preciso pagar 25€ (foda-se!!!!), mas é claro que aqui os gringos não tinham grande vontade de pagar.
O Christian, como é guia, conhece o sitio mais que bem, por isso ensinou-nos um caminho para ir a pé pelo meio dos montes para "contornar" a entrada para o cabo. La fomos, tudo correu bem e la entramos sem pagar! Pimba... =P
Ainda ficamos mais um dia por la, a descansar e dar uns passeios a pé, e depois começamos o caminho de regresso a casa.
Ja de volta à Finlandia, ao tentar chegar a Inari, um norueguês deu-nos uma boleia decisiva! Em conversa, quando dissemos qua ainda tinhamos quase mais uma semana, ele disse muito calmamente:
"e que tal virem de novo comigo para a Noruega? Podem ficar a dormir numa caravana que tenho em casa da minha mãe e amanhã posso emprestar-vos um carro para darem umas voltas por la..."
Claro que voltamos para a Noruega com ele... lolol
Ele, Stan-Egil de seu nome, era super simpatico, e estava a fazer-nos isto porque, um dia quando ele viajava também à boleia, alguém fez o mesmo por ele...
E foi assim que passamos quase mais 3 dias no Este na Noruega, desta vez em Kirkenes, junto a fronteira com a Russia.
E pronto, depois estava na hora de regressar.
O Stan-Egil trouxe-nos de volta a Inari, onde ficamos a dormir num abrigo para caminheiros, junto a mais um rio lindo.
As meninas ainda tinham mais uns dias de férias e iam para Oulo, mas eu tinha de regressar, por isso, desta vez sozinho, la fui para o centro de Inari para ver se conseguia fazer os quase 1500Km de regresso num so dia.
A viagem de regresso começou bem: uma menina linda deu-me boleia até Ivalo =), onde apanhei boleia de um homem que me levou por quase 650Km e ainda me pagou o almoço pelo meio. =D
Depois de um inicio tao bom, as coisas tinham de começar a encalhar. Os carros nao paravam (talvez pela minha cara de sono e cansaço) e, por volta da 1 da manhã, ainda estava em Kuopio, a cerca de 300Km de casa. Decidi apanhar uma boleia para a estação de camionetas e la, no dia seguinte (depois de dormir num jardim ao lado da estação), apanhar um autocaro para Lahti.
E pronto, assim foi esta grande viagem, cheia de aventuras (muitas das quais ficaram aqui por contar - mas que estão à vossa espera para quando nos virmos de novo) e que, de certeza, não vou esquecer!
ADOREI!!!
=D
Não sei quando conseguirei escrever aqui de novo porque continuo sem o meu computador (e não imaginam o filme que foi para conseguir escrever isto aqui neste pc...bah)
beijinhos docinhos e abraços apertadinhos
Luis
=)
9 comment(s):
Muito inspirador !
By Anonymous, at Sun Jul 22, 11:38:00 PM 2007
brutal avo!!!!!!!!!!!!!
bom saber que estas bem, oh trunfas.
grande abraco!!!!!
By Mexicano em Praga, at Mon Jul 23, 01:05:00 PM 2007
demais!! Aqui tb andamos sp à boleia, mas vcs aí dominam...
olha, mas o que é "dar milho aos aviões"????
bjunfa
By Miss Lee, at Mon Jul 23, 01:09:00 PM 2007
Assim é que é! :) Só aventuras para contar.
Beijoca Grande, cheia de saudades...
Mónica
By Anonymous, at Mon Jul 23, 09:52:00 PM 2007
Luizinho querido..cum catano, esta espectacular!!! ja vi que temos agricultor vaijante e experiente, sim sr...estou desejosa de te ver ao vivo e a cores para matar saudaditas e ouvir as historias!
Um beijo enorme
Joana Barbosa
By Anonymous, at Wed Jul 25, 03:26:00 PM 2007
aiiiiiiiiiii
quero viajar!!!!!!!!!
as fotos tão altamente!!
ainda por cima parece tar + calor que aqui!
amanha vou para o ecotopia finalmente!
abraços
diana
By Anonymous, at Thu Jul 26, 02:00:00 AM 2007
que aventuras sim senhor! claro que uma táctica infalivel é por as mulheres a pedir boleia, o tempo de esepra é muito menor. (eu que o diga). que história fantástica!
beijinhos
By vera, at Thu Jul 26, 10:21:00 PM 2007
Ola Luis!
Tens um blog muito bom, recheado de aventuras. Acho que também vou candidatar-me para ir aí para a Finlândia :D
Ainda não tive tempo para ver detalhadamente o teu Blog, mas prometo que o vou fazer assim que me for possível. Olha, não se pode adicionar o Blog dos nossos amigos ao nosso? Assim, desta forma, seria mais fácil o acesso. Ainda tenho de aprender umas coisas no que respeita à manutenção de blogs.
Grande beijo. Fica bem.
AnaPacheco
By AnaPacheco, at Sat Jul 28, 02:08:00 PM 2007
es louco!!!!
e é por isso k te adoro meu maninho lindo :)
estou a arrebentar de tantas saudades k tenho tuas :(
ve s voltas ta?
beijoca assim do tamanho do mundo :)
kiss kiss kiss
claudia fraga
By Anonymous, at Tue Aug 07, 10:44:00 PM 2007
Post a comment
<< Home