Lampimampi

Friday, March 09, 2007

SAUNA

Descobri aqui o quanto gosto de Sauna. =)
Em Portugal fui algumas vezes para a "Sauna", mas nunca achei grande piada!
O ar é pesado, o calor é estúpido e ninguém sabe direito o que fazer. Tá tudo numa de "vou pôr isto bué quente e ver se os outros gajos aguentam tanto como eu". Bah...

Durante o On-Arrival-Training tivemos algumas "aulas" de Sauna, para aprender como funciona, o que se deve ou não fazer, os perigos e benifícios, as tradicões,...

Oh, oh... FIQUEI FÃ. Tenho ido umas 3 ou 4 vezes por semana e acho que cada vez gosto mais! =)

Esta foto foi tirada em Saariselkä, durante a nossa semaninha na Lapónia.
Não, não estávamos completamente maluquinhos.
Eu explico:

Aqui há a tradicão de, durante a Sauna, ir umas quantas vezes mergulhar num lago gelado (e, quer acreditem quer não, sabe mesmo muito bem) mas quando não há lago gelado para mergulhar, o que se faz é vir cá para fora e apanhar com o ar fresquinho nas bentas! =)

(eu e a Laurence a refrescar durante uma Sauna)

Já ouviram falar do Saunatonttu (o Elfo da Sauna)?
Pois, este é o Elfo responsável por nos proporcionar uma boa sauna. Ainda não percebi bem se ele mora dentro do "forno", mas sei que quando saimos da sauna temos de deixar alguma madeira a arder e alguma água para que ele fique bem disposto e, da próxima vez, nos deixe ter uma boa sauna...
Ai, não queiram irritar o Saunatonttu...

(curiosidade: há um concurso de sauna. a temperatura é de 100 graus e pöem meio litro de água nas pedras a cada meio minuto. o recorde é de 12 minutos lá dentro...)

Suomea
vaaka - balanca
multa - terra
pää - cabeca
peppu - rabo

eheh

Beijinhos e Abracos
=)

3 comment(s):

é uma beca exigente esse elfozinho... pensado bem, é mas é chantagista!!! ou me das o que quero ou vais ter uma porcaria de sauna... bahhhh :p
küss

By Anonymous Anonymous, at Fri Mar 09, 12:15:00 PM 2007  

só de olhar fico com frio! :P

cá está solinho! gosto bem mais! :)

beijãoooo

By Blogger vânia, at Sun Mar 11, 08:28:00 PM 2007  

muito fixe saber que estas bem!!!!!

:)

By Blogger Mexicano em Praga, at Mon Mar 12, 10:32:00 PM 2007  

Post a comment

<< Home