
Há uns tempos pediram-me para escrever um artigo para a newletter do ICYE International (a organização que me está a receber por cá).
Não sabia direito sobre o que escrever, mas depois lá tive uma ideia.
Cá fica a tradução para verem mais um bocadito do que tenho feito por cá...
. . . . . . . . . .
Como todos sabemos, os cogumelos não são coisa com que se brinque!
Se os sabemos reconhecer sem dúvidas, podemos tentar aventurar-nos pela floresta para apanhar uns quantos, mas se não sabemos (ou mesmo se PENSAMOS que sabemos) devemos manter-nos longe deles e nem sequer pensar nisso.
Bem, outra coisa que também sabemos, é que colher cogumelos floresta fora é uma parte importante de cultura Finlandesa e, como tal, eu quis experimentar.
Há umas semanas lá fui numa destas "caças aos cogumelos" mas, claro, não fui sozinho. Fui com a Marja Kettunnen e com a Marja-Leena (duas amigas finlandesas que apanham cogumelos à cerca de 50 anos).

Resultado?
Elas conseguiram ambas encher um cesto com cogumelos deliciosos e eu consegui um cesto cheio de NADA...
Bem, talvez "nada" não seja a palavras mais adequada, porque neste dia aprendi muita coisa e descobri uma nova paixão: passear pela floresta à procura de cogumelos e de plantinhas pequeninas que nos passam normalmente despercebidas. =)
Como só apendi a reconhecer sem dúvidas uma ou duas espécies de cogumelos, e porque não me quero arriscar a uns dias mal passados por comer uns cogumelos venenosos, só me aventuro a tirar fotografias (em vez de os colher).
Bem podem dizer que as fotografias não me enchem a barriga, mas eu acho que são bem melhor que uma diarreia (e que serão excelentes recordações)...

E pronto, mais coisas menos coisas, foi assim que partilhei mais uma experiência cá pelas terras do frio.
Desta vez primeiro com os meus leitores mundo fora (ai iééééééé), e agora com os meus leitores coração "a-dentro"
Suomea:
cogumelo - sieni
floresta - metsä
balde - ampari
Beijinhos docinhos e abraços apertadinhos
=)