Lampimampi

Saturday, January 13, 2007

LUNTA (neve)

Hoje acordei e vi tudo branquinho lä fora.
Continua a nevar, mas não está muito frio, estão "só" 3 graus negativos, mas que se aguentam perfeitamente (por uns minutos...lolol).
Este computador em que estou é da idade da pedra, por isso hoje vão ficar só com uma foto.
É o letreiro com o nome da quinta/comunidade que está à entrada da propriedade.
Myllylähde significa moínho da nascente (e eu vou demorar umas décadas, no mínimo, para conseguir dizer a palavra correctamente).


Ora deixem-me falar-vos assim rapidinho de como isto é por cá...
A quinta tem vários edificios, sendo que há pessoas a morar em dois deles, no Tammi e no Saarni.
Eu moro no Tammi com mais 8 pessoas, sendo que 6 delas são pessoas com necessidades especiais. Chamam-se Maijä, Aimo, iisä, Piä, Mikko, Iari-Pekka, Oskari e Jean.
Os outros edifícios funcionam como salas de workshops, salas de trabalhos, estábulos, oficinas, arrumos, ...
Como há neve por todo o lado, não temos tido "trabalho de quinta" para fazer (excepto empacotar sementes, farinhas e afins...), mas tenho trabalhado na carpintaria e tenho arranjado coisinhas que vão aparecendo (como uma espécie de "mini-vassoura-de-pernas-para-o-ar" que há na entrada de cada casa para limpar a neve dos sapatos - photo coming up soon), sempre a acompanhar (ou talvez devesse dizer a ser acompanhado) por um dos vilagers (nome que damos aos amigos com necessidades especiais).
Todos os dias temos uma Kävely (volta a pé) pelos terrenos aqui à volta. Sabe tão bem...
A vida por cá tem sido linda, linda, linda!!! =)

Aprender finlandês tem sido o verdadeiro filme, mas aos pouquinhos isto lá vai...
Estou cá com outra voluntária, a Laura, que é bastante fixe e tem sido uma excelente companhia (temos de ver que não há NADA para fazer num raio de uns quantos quilómetros, por isso é realmente bom que ela seja fixarola)
No dia 2 de Fevereiro chega outra voluntäria, a Laurence, que vem de Franca (foda-se, este teclado nao tem cedilhas). Espero que ela também seja curtida...

Bem, não vos posso dizer tudo hoje, tenho de deixar alguma coisa para as próximas vezes... ;)

Beijinhos e abracos
Huomenta ja hyvää päivä

3 comment(s):

moi moi luisito!!!
fico muito muito contente por saber que estás a gostar!!!

By Blogger utupiar, at Sat Jan 13, 08:46:00 PM 2007  

não fiquei com boa impressão dos finlandeses que conheci, mas também, eram punks....... estou a ver que te estás a dar muito melhor que eu com os nativos. beijinhos

By Blogger vera, at Sat Jan 13, 10:55:00 PM 2007  

oh! noticias!:) que bom que estas a gostar!
NEVE NEVE NEVE adoro neve!! e quando ta a nevar a noite e olha-se para cima...fica um efeito mm giro..e a geometria dos floquinhos de neve? algs sao tao perfeitinhos..:) hmmm nao tens frio...?nao nao? aqui ta mais quentinho, nao queres trocar?:D TENHO INVEJA :p
ainda bem que estas tao ou mais entusiasmado como estavas ca.fico contente de saber como vais,que esta a correr tudo bem e como sao as coisas por aí! continua a dar noticiass :D
beijinhos****

p.s. - e fotos!...nao te esqueças das fotos..:P

By Anonymous Anonymous, at Sun Jan 14, 07:50:00 PM 2007  

Post a comment

<< Home